Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prefeitura de São Vicente do Seridó vacina quase 100% dos grupos prioritários contra gripe e influenza


Domingo, 05 de abril de 2020

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vem sendo realizada pela Prefeitura Municipal de São Vicente do Seridó/PB, através da Secretaria de Saúde, desde o dia 23 de Março, tendo como prioridade, nesta primeira etapa, os idosos e profissionais da saúde.

Como forma de evitar aglomerações no hospital e/ou postos de saúde, a equipe está vacinando os idosos em domicílio, eles, com isso, continuam em isolamento social, já que são um grupo de risco do novo coronavírus.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, ao longo dessas duas semanas foram vacinados 896 idosos, número correspondente a 81,31% da população idosa do município, e 136 profissionais de saúde, totalizando 84,57% da equipe.

A vacina disponibilizada por meio da campanha protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), no entanto, não possui eficácia contra o coronavírus, porém auxilia a equipe na exclusão de diagnósticos, já que os sintomas são semelhantes.

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta (02/04), por meio do Ofício N° 171/2020/CGPNI/DEIDT/SVS/MS, alteração dos grupos alvos nas fases seguintes de vacinação e a inclusão de mais grupos.

Dessa forma, a segunda fase, que está prevista para começar em 16 de abril, tem como objetivo a vacinação dos seguintes grupos: Profissionais das forças de segurança e salvamento, á exemplo de Policiais e Bombeiros; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, mantendo-se a necessidade da prescrição médica com o motivo da indicação; Adolescentes e Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade; Funcionários do Sistema prisional; Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Já a terceira fase, prevista para começar no dia 09 de maio, será destinada á Crianças de 6 meses a menores de seis anos; Professores das Escolas públicas e privadas; Gestantes; Puérperas (mulheres que estão em período de pós-parto); Povos indígenas; Adultos de 55 a 59 anos idade e pessoas portadoras de deficiência.

As informações sobre quais medidas serão tomadas nessas próximas fases da campanha serão esclarecidas pela Secretaria Municipal de Saúde por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, Rádios, Site Oficial da Prefeitura e Redes Sociais (Facebook e Instagram). O Intuito é minimizar as aglomerações nas Unidades de Saúde.


ASCOM
Foto reprodução ASCOM

    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário