Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dois anos após transposição, moradores de cidade da PB ainda sofrem com falta de água


Domingo, 10 de março de 2019

Há dois anos as águas da Transposição do Rio São Francisco chegavam à Paraíba pelo Eixo Leste.

O que se tornou alegria para Campina Grande e região, além de outros municípios que circundam o Rio Paraíba, para os moradores da Vila Produtiva Lafayette, em Monteiro, Cariri, foi decepção.

O projeto da transposição prevê as irrigações das chamadas Vilas Produtivas, para onde foram levadas as famílias que tiveram suas terras desapropriadas com a construção do canal. Apesar da chegada das águas, aquela comunidade ainda sofre com a falta dela.

Na Vila Produtiva Lafayette vivem 66 famílias. Elas receberam casas e terrenos, mas como o projeto de irrigação não foi concluído, não têm como produzir no local. Para tentar compensar as perdas, o Governo Federal paga um salário mínimo a elas.

O abastecimento de água na Vila é feito duas vezes na semana através de carro-pipa e, mesmo assim, a água não é tratada. Na falta dela, os moradores recorrem a um reservatório coletivo abastecido por um poço.

Além disso, os moradores do local denunciam que o posto de saúde, a escola e a praça, construídos pelo Governo Federal, estão abandonados pela gestão municipal.  A iluminação também é precária.

A prefeita da cidade de Monteiro, Ana Lorena Nóbrega, disse que não há demanda de alunos para o funcionamento da escola. Com relação ao posto de saúde, ela justificou que há atendimento duas vezes por mês, porque a equipe do PSF atende outras localidades.

Já com relação aos problemas na pracinha, apontados pelos moradores, Ana Lorena disse que não tinha conhecimento do caso e vai providenciar serviços de manutenção.

O presidente da Associação da Vila, Agnaldo Freitas, disse que entrou na Justiça para solicitar que a Cagepa realize o abastecimento de água, mas até o momento o projeto não foi concluído.

Ele ainda alertou para a falta de manutenção do canal da transposição.


Paraíba Online
Foto reprodução Paraíba Online

    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário