Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Novembro Azul: Campanha provoca polêmica nas redes sociais


Quarta feira, 14 de novembro de 2018

Uma peça publicitária do governo federal no Facebook causou polêmica e foi alvo de críticas de internautas nas redes sociais. A postagem, relacionada à campanha Novembro Azul, na página Governo do Brasil, foi acusada de usar linguagem inapropriada e desrespeitosa ao alertar os homens sobre os riscos de câncer no pênis. O texto afirma que “a falta de higiene faz muito macho ser obrigado a amputar o pênis”. Outro trecho diz que “coisa de macho é ter um tumor no pênis porque não lava com água e sabão”.

Alguns usuários da rede afirmaram que o discurso se baseou em deboche, além de mostrar falta de respeito com o público-alvo. “Como homem me sinto ofendido. Peço mais respeito com o gênero por parte do governo federal”, comentou um internauta.

Algumas pessoas concordaram com a peça, afirmando que nela não havia nada de agressivo. O governo respondeu alguns comentários ressaltando que o tom adotado na campanha tinha a intenção de alertar sobre a importância da prevenção do câncer.

O chefe do Departamento de Urologia da Universidade de Brasília, Eduardo Ribeiro, afirma que as informações da campanha estão corretas, porém, o governo errou no tom. “O Brasil é um dos campeões em câncer de pênis, e a causa realmente é falta de higiene, ou mesmo fimose”, explicou.

De acordo com Ribeiro, o câncer de pênis tem relação com a realidade social de alguns homens. “A maioria dos que adoecem é pobre e não tem instrução sobre higiene íntima.” O médico citou uma peça publicitária veiculada pela Sociedade Brasileira de Urologia em 2007 para mostrar que o alerta pode ser mais suave e eficaz. Nela, há uma foto do ex-jogador Zico segurando um sabonete ao lado da frase: “Câncer de pênis zero. Água e sabão é a melhor prevenção”. 

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que “a linguagem adotada busca provocar reflexão e incentivar a população masculina a cuidar da saúde”. “Ressaltamos que a intenção era estimular a conscientização sobre o tema”, completou.

Agência Brasil
Foto reprodução Agência Brasil

Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 8105 2934
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário