Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

44% das escolas regulares da PB tem desempenho abaixo do básico em matemática


Segunda feira, 05 de novembro de 2018

Cerca de 44% das escolas regulares da Paraíba têm um padrão de desempenho abaixo do básico na área de matemática, no 3º ano do ensino médio, de acordo com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação no estado (IDEPB) 2018, divulgados nesta segunda-feira (5), pela Secretaria de Estado da Educação. Apesar disso, na área de língua portuguesa apenas 3% das escolas regulares estão nesse mesmo nível.

Ainda conforme os dados, a porcentagem de escolas regulares com padrão de desempenho abaixo do básico, nas duas áreas, tem sofrido uma redução histórica, desde 2014, quando o percentual era de 52% em matemática e 8% em português.

Em relação às Escolas Cidadãs Integrais (ECI's), 18% apresentaram um padrão de desempenho abaixo do básico em matemática, uma redução significativa em comparação ao ano passado, quando essa porcentagem era de 32%. Já na área de língua portuguesa, segundo os resultados, nenhuma instituição dessa categoria se enquadra nesse nível desde 2016.

Outras séries avaliadas
No 5º ano do ensino fundamental, nenhuma escola apresentou desempenho abaixo do básico em 2018, tanto em matemática como em português, sendo que 40% tiveram um desempenho adequado na primeira área e 69% na segunda.

Já no 9º ano do ensino fundamental, 2% registraram um desempenho abaixo do básico em língua portuguesa e 28% em matemática, enquanto que no nível “adequado”, as porcentagens foram de 26% e 4%, respectivamente.

O IDEPB
A participação dos estudantes nas avaliações também apresentou uma evolução positiva em relação a 2017, no 9º e 3º ano, com 85% e 80% de presença, respectivamente. No 5º ano, houve uma redução de 1%, com 85% de participação em 2018.

O estudo combina indicadores de desempenho e fluxo escolar, visando oferecer um diagnóstico consistente sobre a qualidade do ensino ofertado pela rede estadual, a partir da aplicação de provas de língua portuguesa e matemática para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice foi implementado em 2012 pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), para possibilitar a aferição da qualidade do ensino ofertado pela rede estadual da Paraíba.

G1 PB
Foto reprodução G1 PB

Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 8105 2934
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário