Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Médicos da atenção básica passam por capacitação para detectar câncer de pele


Sexta feira, 26 outubro de 2018

Cerca de 80 médicos que atuam na Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde passaram por uma capacitação nesta sexta-feira (26) para identificar casos de câncer de pele durante as consultas nas Unidades de Saúde da Família (USF). A capacitação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o Hospital Napoleão Laureano e a Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene).

Ministrado pela dermatologista Kamila Magno, o ‘Curso prático de dermatologia para o clínico: como reconhecer o câncer de pele’ tem como objetivo qualificar o médico clínico para que ele identifique o câncer de pele no usuário durante a consulta realizada na USF e encaminhe o paciente para o tratamento no serviço especializado.

“Os pacientes estão chegando tardiamente aos serviços de saúde para buscar atendimento para aquela lesão da pele, por isso, a importância da capacitação dos médicos da atenção básica, para que esses usuários sejam identificados o quanto antes e possamos ofertar o melhor tratamento e até prevenir o câncer de pele”, destaca a dermatologista Kamila Magno.

Após o curso, mais de 30 Unidades de Saúde da Família (USF) receberão usuários que passarão por consultas de triagem e, em seguida, poderão ser encaminhados a um mutirão de cirurgias e consultas especializadas no Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento do câncer.

“Além da SMS participar do mutirão de consultas e cirurgias, é mais uma maneira de potencializar os atendimentos prestados na nossa atenção primária, que é a porta de entrada para qualquer serviço do SUS, capacitando nossos médicos para atender outras demandas além do mutirão”, destaca a secretária adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.
O mutirão, que faz parte da campanha Dezembro Laranja em prevenção ao câncer de pele, acontecerá no dia 15 de dezembro. Já as consultas de triagem nas USF acontecerão nos dias 9 e 23 de novembro.

Paraíba
Foto reprodução Paraíba

Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 8105 2934
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário