Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Transformação do forró em Patrimônio Imaterial do Brasil será debatido na PB


A Paraíba vai sediar, no dia 20 de novembro, a audiência pública que vai discutir as formas de preservação e patrimonialização do ritmo forró de raiz. O debate ocorrerá durante a programação do II Fórum Nacional de Forró de Raiz, em João Pessoa. Na quarta-feira (18), o Senado Federal, por meio da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), aprovou o pedido de salvaguarda da senadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, para realização da audiência pública. O objetivo é transformar o forró de raiz em Patrimônio Imaterial do Brasil.

Ao solicitar a audiência pública, a senadora Fátima Bezerra, que é presidente da CDR, lembrou que o frevo pernambucano já foi tombado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, e que, do mesmo modo, o forró tem “bons antecedentes” para ser eternizado. Já o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, ressaltou que “preservar as matrizes do forró é importante para que a gente não se distancie da identidade cultural nordestina”.

O Fórum Nacional de Forró de Raiz é o resultado de uma articulação entre profissionais envolvidos com a cadeira produtiva do forró, pesquisadores e agentes culturais, que desde 2011 discutem formas de preservação das matrizes do forró, bem como o registro do ritmo musical enquanto patrimônio cultural imaterial do Brasil.

O evento faz parte da programação do Encontro Nacional de Forrozeiros, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de novembro na capital paraibana. O forum, que terá a programação divulgada em breve, reunirá artistas, gestores culturais, pesquisadores e autoridades políticas de vários estados do Nordeste, bem como Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. A ideia é elaborar uma Carta de Diretrizes voltada para o planejamento da instrução técnica de registro que será enviada ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Segundo a coordenadora do Fórum, Joana Alves da Silva, artistas como Alcymar Monteiro, Santanna, Nando Cordel, Genival Lacerda, Cezzinha, Chambinho do Acordeon, entre outros, já confirmaram a participação no evento.

O Encontro Nacional de Forrozeiros contará com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, entre outras instituições públicas e entidades civis.



SECOM PB
Foto ilustrativa da internet 

Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 9347 4768


    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário