Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meteorologistas preveem fim do ciclo de seca no Nordeste e chuva acima da média em 2018


Previsões de meteorologistas preveem que o ano 2018 será de muita chuva no Nordeste, encerrando o ciclo de seis anos seguidos de secas severas na região. Ainda de acordo com a meteorologia, a previsão é de um inverno que varia de normal a acima da média, em 2018, abrindo uma possível sequência de nove a dez anos com baixa possibilidade de seca para esta região do país.

O ciclo tem forte influência do fenômeno La Niña, que atuou também este ano, e caracterizou 2017 como um ano de “transição” entre o ciclo de estiagem iniciado em 2012, e o período de quase uma década que está por vir com índices satisfatórios de chuva.

As previsões são feitas com base em modelos meteorológicos e, segundo especialistas, o fenômeno conhecido como La Niña é o principal fator que influência chuvas para os anos de 2018 e 2019. A análise de dados históricos, de comportamento dos parâmetros e de ocorrência de chuvas, mostram a repetição dos ciclos, já que esse período de seca pelo qual passamos hoje, também ocorreu  em outras épocas.

Análises de imagens de satélites meteorológicos, mostram que a partir da segunda quinzena de dezembro deste ano já haverá condições favoráveis para a ocorrência de chuvas mais significativas na região Nordeste.

Vamos torcer que estas previsões se concretizem e que as chuvas voltem a cair, encham os reservatórios e amenizem os efeitos drásticos causados pelo longo período de secas no Nordeste.


Blog Merece Destaque
Foto reprodução Blog do Adersinho 

Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 9347 4768


    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário