Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Açude de Boqueirão continua aumentando o volume de água e patamar já é igual a maio do ano passado



Com volume de 9%, agora o reservatório tem 36.965.294 m³ de água, de uma capacidade total de 411.686.287 m³.

Após muitas polêmicas em torno do fim do racionamento de água em Campina Grande, o açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, que abastece a segunda maior cidade do estado e mais 19 municípios da Paraíba, chegou a 9% de sua capacidade. Agora o reservatório tem 36.965.294 m³ de água. Sua capacidade total é de 411.686.287 m³.

O número em si não é tão significativo, já que o açude segue em estado de observação. No entanto, a evolução do volume do reservatório vem sendo sistemática.

O principal motivo é a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco, que aos poucos, começa a aumentar o volume do açude paraibano. Por causa da efetividade do funcionamento da transposição no tocante à chegada das águas à Paraíba, o governador Ricardo Coutinho (PSB) decidiu finalizar, em agosto deste ano, o racionamento que acontecia em Campina Grande desde dezembro de 2014.

Alegando receio de que o reservatório começasse a ter sua capacidade diminuída, analisando que não havia segurança hídrica para o fim do racionamento, alguns políticos paraibanos, sobretudo de Campina Grande, se posicionaram contra a decisão do governador. O chefe de estado, por outro lado, garantia que tinha pareceres de órgãos técnicos que referendavam sua deliberação.

Após brigas de discursos e de liminares na Justiça, desde o dia 19 de setembro o Estado está autorizado a não mais racionar a água do açude e, com isso, Campina Grande e região vem tendo o serviço normal de água, sem interrupções. Mesmo com a suspensão do racionamento, a capacidade do reservatório só tem aumentado.

A última vez que o açude Epitácio Pessoa atingiu a marca de 9% foi em maio de 2016. Em março deste ano, o reservatório chegou ao seu ponto mais crítico dos últimos dez anos, com apenas 3,18% da sua capacidade. O aumento contínuo no volume do açude vem acontecendo desde abril deste ano.


Portal Correio
Foto reprodução Portal Correio


Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 9347 4768


    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário