Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Golpe atinge milhares de usuários no WhatsApp ao prometer acesso ao Orkut


Ao clicar em falso link da rede social, usuários são levados para página que exige o compartilhamento com outros amigos no aplicativo de mensagens.

Um golpe está se espalhando pelo WhatsApp com a falsa promessa de oferecer acesso ao antigo Orkut. De acordo com a equipe da PSafe, empresa de segurança e performance mobile, ainda que a plataforma tenha sido oficialmente encerrada a mais de três anos, o suposto link para a velha rede social do Google já teve mais de 500 mil acessos. Os usuários que completam os passos indicados pelos cibercriminosos podem colocar seus celulares em risco.

Ao clicar no falso link do  Orkut , a vítima é levada para uma página com visual bem diferente da rede social. O suposto acesso exige que o usuário responda a três perguntas. Ao mesmo tempo, a página exibe notificações de pessoas que teriam acessado seus respectivos perfis. Após esta etapa, é preciso compartilhar o link com dez amigos ou dez grupos no WhatsApp. O compartilhamento é apontado como a chave para retomar sua conta na plataforma.

Para convencer os usuários a compartilharem o link com outras pessoas, os cibercriminosos ainda exibe falsos comentários de pessoas que teriam conseguido retomar o acesso à rede social. No entanto, mesmo após enviarem a mensagem, as vítimas são direcionadas para outras páginas, como um serviço de SMS pago que rouba créditos em caso de números pré-pago ou aumenta o valor da conta para pós-pagos.

Os usuários também podem ser induzidos a realizar o download de aplicativos falsos desenvolvidos com o objetivo de infectar o smartphone e podem sofrer um novo golpe que visa roubar suas informações pessoais. Depois de completar todos estes passos, os usuários não conseguem seu esperado acesso à rede social e ficam apenas com os apps maliciosos.

Como lembram os especialistas da PSafe, mensagens que prometem acessar o Orkut ou oferecem cupons de desconto são muito comuns no aplicativo de mensagens e quase sempre são mal-intencionados. O primeiro passo para se proteger é desconfiar deste tipo de promessa. Outra alternativa é instalar um antivírus que ofereça uma ferramenta de antiphishing. Assim, sempre que você clicar em algo desconhecido, o programa faz uma varredura para ter certeza de que não existem riscos.


iG
Foto reprodução iG

Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 9347 4768


    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário