Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Igreja Vetero Católica construirá abrigo para idosos em Soledade


A Igreja Apostólica Vetero Católica do Brasil Fidelitas construirá em Soledade, no Curimataú da Paraíba, o Lar do Idoso Nossa Senhora das Graças, que irá abrigar idosos de toda a região.

Segundo o seminarista Wanderlucio Rodrigues, responsável pela Igreja Vetero Católica que atende os municípios de Cubati, Olivedos, São Vicente do Seridó e Soledade, o Lar do Idoso nasceu pela necessidade e a carência de atender idosos que vivem em condições de maus tratos, isolados, em condições subumanas e também os idosos que não têm condições de tomar conta de si mesmos ou que foram abandonados pela família.

Wanderlucio afirmou que o Lar do Idoso Nossa Senhora das Graças conta com o apoio de enfermeiro, técnicos em enfermagem e dois frades da Igreja Apostólica Vetero Católica do Brasil Fidelitas. Além de todos os voluntários, o projeto tem a parceria da Defensoria Pública e do Ministério Público de Soledade.

Ainda de acordo com o seminarista, o lar terá capacidade para abrigar 20 idosos e no momento dispõe de 12 vagas. Para mais informações ou para fazer doações e contribuir com o projeto, as pessoas podem entrar em contato pelos telefones 9 9976 5951 ou 9 9663 1067. Wanderlucio ainda informou que também está sendo construída, em Soledade, a Capela Nossa Senhora das Graças e que precisa de doações.
Seminarista Wanderlucio Rodrigues

Origem da Igreja Vetero Católica

De acordo com o Wikipédia os termos Velha Igreja Católica, Antiga Igreja Católica ou Igreja Vetero Católica referem-se às Igrejas Católicas nacionais e às Católicas independentes surgidas após o Concílio Vaticano I (1869-1871), sob a orientação do papa Pio IX.

Atualmente, a Igreja Vetero Católica não está em comunhão com a Igreja Católica Romana, mas tem mantido o diálogo ecumênico por meio da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Veterocatólico. Encontra-se em plena comunhão com a Comunhão Anglicana e é um membro do Conselho Mundial das Igrejas.

Doutrina dos Vetero Católicos

Em geral, os Vetero Católicos possuem uma doutrina semelhante à doutrina da Igreja Católica, rejeitando apenas os novos dogmas (dogmas tardios) proclamados pela Igreja Católica Romana nos séculos XIX e XX: a Infalibilidade Papal (1871), a Imaculada Conceição da Virgem Maria (1854) e a Assunção Corporal de Maria aos Céus (1950).

Reconhecem o primado de honra do Bispo de Roma, mas não aceita o primado jurisdicional nem a infalibilidade papal definidas pelo Concílio Vaticano I. Eles repudiam o Ultramontanismo e os jesuítas e defendem uma maior participação dos leigos na Igreja. Tal qual a Igreja Católica Romana, aceitam a Bíblia e a Tradição como fontes da revelação divina.

As Igrejas Vetero Católicas tendem a ser mais liberais e abertas do que a Igreja Católica Romana. Muitas Igrejas da União de Utrecht ordenam mulheres ao sacerdócio e celebram casamentos homossexuais e são favoráveis aos modernos métodos contraceptivos e ao aborto. Devido a essas práticas liberais e heterodoxas , em 2003, a Igreja Católica Nacional Polonesa, que discorda destas posições, rompeu com a União de Utrecht, tornando-se uma Igreja Vetero Católica independente.

Vetero Católicos no Brasil

A Igreja Vetero Católica foi instalada no Brasil, em 22 de maio de 1932, na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, e registrada em 20 de julho de 1932 sob o n. 43 do livro A, pelo Pe. Teófilo Bartnick, proveniente da Igreja Católica Nacional Polonesa.

A Igreja cresceu entre imigrantes germânicos e poloneses entre 1932-1945, atraindo também adeptos brasileiros. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, a Igreja experimentou um declínio que resultou em sua extinção em fins da década de 1940.

No final da década de 1990, surgiram vários grupos que reclamaram a herança Vetero Católica, sem, contudo, terem ligações históricas com a Igreja de Utrecht, nos Países Baixos. Todos esses grupos tem origem na Igreja Católica Apostólica Brasileira e em suas jurisdições dissidentes.


Fotos reprodução WhatsApp


Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 9347 4768


    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário