Aplicativo
suspende de forma temporária ou definitiva os usuários com comportamentos
inaceitáveis.
O WhatsApp
pode suspender contas de usuários sem aviso prévio. Esses bloqueios são a
resposta a comportamentos que violam os termos de serviço da companhia e,
especificamente, do capítulo “Uso aceitável dos nossos serviços”, disponível de
forma detalhada em seu site.
Nesses casos,
o usuário verá em sua tela a seguinte mensagem: "Seu número de telefone
não está autorizado a usar nosso serviço. Entre em contato com o suporte para
obter ajuda”. Se a pessoa que foi bloqueada considera que a suspensão se deve a
um erro, pode escrever um e-mail a support@WhatsApp.com para que seu caso seja
revisto, mas se a companhia reafirmar a decisão a conta é apagada para sempre em
um prazo de três dias.
Entretanto,
para o WhatsApp existem outras ações inapropriadas mais leves que, embora não
acarretem o bloqueio definitivo dos usuários, merecem uma sanção em forma de
“suspensão temporária”. Nessas ocasiões, a empresa mostra um aviso informando
do período concreto durante o qual não será possível usar o aplicativo. Passado
esse tempo, que costuma ser em torno de 24 horas, o usuário poderá voltar a
acessar o seu perfil e suas conversas.
A empresa não
dá detalhes sobre a sua política de suspensões definitivas e temporárias, e
tampouco fornece dados sobre o número de usuários bloqueados nem quantos deles
recorrem das punições. Mas o que o WhatsApp divulga são exemplos de algumas
ações que podem derivar em uma suspensão temporária, entre as quais se
encontram as seguintes:
1. Se um usuário enviar “muitas mensagens” (o WhatsApp não
quis especificar qual é o limite) para pessoas que não têm o número do
remetente guardado em sua lista de contatos. Para evitar uma suspensão por esta
razão, a companhia recomenda aos usuários que comprovem se os seus contatos
salvaram seu número atual.
2. Se “muitos usuários” tiverem bloqueado um mesmo
remetente em um “curto intervalo”, esse perfil também poderá ser
temporariamente suspenso. Novamente, o WhatsApp não quis especificar a partir
de quantos bloqueios, e em qual período, considera-se haver um uso inapropriado
do serviço. A recomendação da empresa é apenas se comunicar pelo aplicativo com
usuários conhecidos que desejem receber suas mensagens.
3. Se alguém criar “muitos grupos” que incluam usuários que
não têm o número do perfil criador na sua lista de contatos, esse remetente
também pode ser alvo de uma suspensão temporária. Os responsáveis pelo
aplicativo tampouco especificam as condições dessa regra, e voltam a recomendar
as comunicações apenas com usuários conhecidos, que tenham acrescentando nosso
número de telefone à sua agenda.
4. O envio de uma mesma mensagem a “muitas pessoas” também
pode resultar na suspensão temporária da conta do WhatsApp do emissor dessas
comunicações. Uma vez mais, a companhia não especifica qual é o limite de
contatos aos quais se pode enviar uma mesma mensagem sem correr esse risco, mas
para evitá-lo recomenda que nestas situações se faça uso das listas de
transmissão.
5. Finalmente, o WhatsApp acrescenta uma razão mais
genérica que pode causar bloqueios temporários: se a própria companhia
“suspeitar” que o usuário violou seus Termos de Serviço.
Em todo caso,
assim como ocorre com os bloqueios permanentes, o usuário pode escrever para
support@WhatsApp.com se considerar que a suspensão temporária de sua conta se
deve a um erro, ou se precisar de mais informações sobre esta decisão do
WhatsApp.
El País
Foto
reprodução El País
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