Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Canal da Transposição se rompe em PE e interrompe chegada de água no Açude de Boqueirão


A realidade dá razão mais uma vez aos temores e constatações do Professor Francisco Sarmento sobre a qualidade das obras do Projeto de Transposição do Rio São Francisco. Neste sábado (10), um canal do Eixo Leste arrombou e, com isso, interrompeu-se o fluxo de água para Campina Grande - PB, via açude de Boqueirão.

O trecho que ruiu fica em Custódia, Pernambuco, próximo à divisa com a Paraíba. Pertence ao Lote 11 de obras, executado pela empreiteira OAS, uma das mais encrencadas na Operação Lava Jato. Para remediar e restabelecer a transposição, começaram a fazer uma pequena barragem dentro do canal, conforme se pode ver na fotografia abaixo.

Mesmo após a conclusão da barragem, ainda não se sabe quando o canal será consertado e novamente posto em uso para a água retomar seu curso no rumo de Monteiro, Camalaú e Boqueirão. Por enquanto, a interrupção não afetou o abastecimento de Campina e região, até por que os 19 municípios do chamado Polo da Borborema ainda não consomem água da Transposição.

Francisco Jácome Sarmento, Professor Doutor de Engenharia Civil da UFPB, é um dos maiores especialistas brasileiros em recursos hídricos. Foi um dos formatadores do Projeto São Francisco no Governo Lula. Em 19 de março deste ano, visitou as obras do Eixo Leste e divulgou sua preocupação com a execução, o andamento e a qualidade das obras da Transposição.

Após a visita, divulgou relatório através desde blog mostrando que no ritmo e na vazão que estava sendo liberada a água para os açudes de Monteiro e Camalaú, era incerto e improvável que o Eixo Leste pudesse abastecer o esgotado açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) no prazo anunciado pelo Ministério da Integração.

Após os alertas e advertências do Professor Sarmento, tanto o Ministério como a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) correram para tomar as providências que fizeram a água do Velho Chico fluir pelo Rio Paraíba até atingir o açude de boqueirão, que abastece Campina e mais 19 municípios, todos em via de um colapso no abastecimento gerido pela Cagepa.




Jornal da Paraíba
Foto reprodução Jornal da Paraíba



Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 9347 4768

    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário