Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dos 8 governadores do Esatdo nos últimos 35 anos 5 foram prefeitos de cidades paraibanas


De 1983 a 2017, dos oito governadores que comandaram a Paraíba, cinco iniciaram suas carreiras políticas como prefeitos de suas cidades e utilizaram as prefeituras como “vitrines” para um projeto maior: o de chegar ao Palácio da Redenção. Nesse período, chegaram ao governo do Estado, depois de terem sido prefeitos de suas cidades, os ex-governadores Ronaldo Cunha Lima, Antônio Mariz, Roberto Paulino (PMDB), Cássio Cunha Lima (PSDB) e o atual governador Ricardo Coutinho (PSB).

Ronaldo Cunha Lima foi eleito prefeito administrou Campina Grande em duas oportunidades. A primeira em 1968, por um ano, porque em 14 de março de 1969 teve os seus direitos políticos cassados, pela Ditadura Militar. Em 1982, com anistia política e a reabertura do regime democrático no País, ele retornou à prefeitura pelo voto popular, e administrou a cidade de 1983 a 1989. Devido ao desempenho de sua gestão e por ter se consolidado como uma das maiores lideranças políticas do Estado na época, foi o nome indicado pelo seu partido, o PMDB, para ser o candidato a governador na chapa apoiada pelo então governador Tarcísio Burity, nas eleições de 1990, que saiu vitoriosa.

Antonio Mariz foi eleito prefeito de Sousa em 1963, como candidato do PTB. Ele disputou as eleições com os candidatos da UDN, Filinto da Costa Gadelha – representante do grupo Gadelha, dominante no município –, e do PSD, o médico Laércio Pires. Durante a campanha, adotou um discurso inovador.

Roberto Paulino tentou permanecer no comando do Governo. No mesmo ano, concorreu à reeleição, e enfrentou a chapa encabeçada por Cássio Cunha Lima. Conseguiu levar a disputa para o segundo turno, mas acabou sendo derrotado, por uma diferença pequena, pelo tucano.

O governador Ricardo Coutinho também foi prefeito de João Pessoa por duas gestões consecutivas, antes de se eleger para comandar o Estado. Ele foi eleito pela 1ª vez em 2004 e reeleito em 2008. Renunciou à prefeitura de João Pessoa em 31 de março de 2010, durante o período de seu segundo mandato, para disputar Governo em uma disputa com o então governador José Maranhão. O socialista foi eito em segundo turno para com 1.079.164 votos (53,70% dos votos válidos). Em 2014, concorreu à reeleição, contra o seu ex-aliado, Cássio Cunha Lima e foi reeleito com a votação de 1.125.956 votos (52,61% dos votos válidos).


PB Agora
Fotos reprodução PB Agora



Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. 
Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 9347 4768

    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário