Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UEPB promove sétima etapa de Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos nesta sexta em São Vicente do Seridó


Durante todo o dia desta sexta-feira 28, será realizado em São Vicente do Seridó - PB, a sétima etapa do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. O evento é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult).

A programação acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, na Avenida Senador Ruy Carneiro, a partir das 8 horas da manhã e será encerrada às 17 horas. O evento será iniciado com o acolhimento dos artistas e em seguida, haverá uma oficina ministrada por Luizinho Calixto, nome respeitado no cenário musical quando se faz referencia à Sanfona de Oito Baixos. 

Durante a atividade, serão abordados vários temas, tais como: origem dos instrumentos em foco, técnicas e afinação, além de ser reservado um espaço de diálogo para que cada um possa relatar suas experiências com a música e as influências adquiridas. Em seguida, acontecerá a apresentação de todos os sanfoneiros e tocadores.

A ideia em trazer o vento cultural para São Vicente do Seridó foi do acadêmico em geografia pela UEPB, João de Deus Alcântara. Toda a programação conta com o apoio da Prefeitura de São Vicente do Seridó.

O pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão Andrade, afirmou que -“a defesa e propagação da cultura popular exige que a Universidade encare o encontro de Sanfoneiros e de Tocadores de Oito Baixos não só como um evento isolado, mas uma proposta efetiva em salvaguarda das manifestações populares e de categorias de profissionais com perfil histórico na nossa cultura regional”.

A finalidade do 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos da Paraíba é celebrar a arte e a sabedoria popular, principal dimensão da riqueza cultural do Brasil, sobretudo do Nordeste. Já foram realizados Encontros em Araruna, Lagoa Seca, Patos, Monteiro, Catolé do Rocha e Guarabira.De acordo com o calendário dos eventos, as próximas apresentações acontecerão em João Pessoa - PB (3 de maio), Itabaiana - PB (5 de maio) e Campina Grande - PB (12 de maio).

No dia 26 de maio, se apresentarão no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) na Rainha da Borborema, todos os participantes que se destacaram nas 10 etapas do Encontro que está sendo realizado em várias cidades da Paraíba.

O 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba busca celebrar e incentivar uma das mais importantes atividades artísticas do Nordeste e do Brasil, dando ênfase ao artista que é a representação máxima da cultura regional.


Foto divulgação UEPB 


Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. 
Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 9347 4768

    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário