Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Orçamento Democrático realiza reuniões com associações rurais de São Vicente do Seridó


Na última quinta feira 20, uma equipe do Orçamento Democrático do Governo do Estado (OD) esteve visitando várias comunidades rurais de São Vicente do Seridó - PB, realizando as reuniões preparatórias para a plenária que irá acontecer no dia 26 de maio, na cidade de Cuité, no Curimataú da Paraíba, onde estará presente o governador Ricardo Coutinho e serão apresentadas as demandas dos 12 municípios que compõem a 4ª região geoadministrativa.

A  gerente de acompanhamento da 4ª região, Célia Alves, esteve realizando as visitas acompanhada da representante do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (PROCASE), Karol Angel; de Socorro Pessoa, conselheira do Orçamento Democrático de Cubati - PB; e de Marcone Alcântara, conselheiro do Orçamento Democrático por São Vicente do Seridó.

Foram visitadas as associações rurais dos sítios Vaca dos Frades, Açudinho, Alagamar dos Lourenços, Cacimbinha, Alagamar dos Paulinos, Justino e do Assentamento Olho D'água.
Durante as reuniões, a prefeita Graciete Dantas acompanhou a equipe do Orçamento Democrático Estadual e pôde ver de perto como funciona este importante instrumento de espaço popular, onde o povo tem voz e vez de reivindicar suas demandas, suas necessidades.

Durante a visita às comunidades a equipe identificou as demandas de todos as associações e o ponto principal foi a crise hídrica. Perfurações de poços artesianos e limpezas de açudes foram as mais solicitadas. As demandas que eram de competência do governo do Estado serão encaminhas pelo Orçamento Democrático e as demandas que surgiram e são de competência do município a prefeita já tomou conhecimento. 

As reuniões preparatórias também são para escolher os candidatos que irão concorrer ao cargo de conselheiro do Orçamento Democrático no dia 26 de maio, na plenária com o governador. Qualquer pessoa ligada aos movimentos sociais pode ser candidato a conselheiro do OD. 

Os/as conselheiros/as regionais exercem papel voluntário, de utilidade pública em um mandato de dois anos e têm como funções:

·         Eleger os Conselheiros/as Estaduais do OD;
·         Elaborar um diagnóstico da realidade regional;
·         Discutir e encaminhar os problemas e soluções existentes na Região;
·         Acompanhar os debates sobre a elaboração das peças orçamentárias;
·         Monitorar a execução das obras e serviços na Região;
·         Articular ações junto ao Gerente Regional e ao Conselho Estadual do OD;
·         Trabalhar em prol dos interesses coletivos da Região;
·         Reunir-se com setores do governo para discutir e encaminhar soluções para a realidade regional.

Para fazer sua inscrição como conselheiro do Orçamento Democrático é só você entrar no Portal da Cidadania clicando neste link. 

O que significa Orçamento Democrático?

O Orçamento Democrático (OD) é o instrumento no qual os/as cidadãos/ãs são convidados/as a participar das decisões do governo estadual sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em suas obras e serviços. 

Este instrumento de democracia participativa foi implantado pela primeira vez na Paraíba em âmbito estadual e se tornou realidade como um compromisso assumido pela atual gestão. Na estrutura do Governo do Estado da Paraíba o OD está sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças.

Também ficou acordado que os dois pontos principais que o município irá cobrar durante a plenária com o governador em Cuité - PB será o início da construção da Barragem do Sítio Cacimbinha, na zona rural de São Vicente do Seridó, e a construção de uma escola estadual no município.

O dia foi muito cansativo, mas muito produtivo. Saímos de casa logo nas primeiras horas da manhã e só voltamos à noite. Eu quero agradecer o apoio dos presidentes de associações, que trabalham voluntariamente e desempenham um grande papel. Agradeço a Raminho, presidente da Associação do Sítio Vaca dos Frades; à Kena, presidente da Associação do Sítio Açudinho; a Adriano, presidente da Associação do Sítio Alagamar dos Lourenços; à Luiza, presidente da Associação do Sítio Cacimbinha; à Inácia, presidente da Associação do Sítio Alagamar dos Paulinos; à Dinalva, presidente da Associação do Sítio Justino; e a Colau, presidente da Associação do  Assentamento Olho D'água; pelo apoio, atenção e confiança demonstrada ao Orçamento Democrático. A luta continua! - disse Marcone Alcântara.

Na próxima semana, a equipe do OD estará visitando as demais associações e assentamentos na zona rural de São Vicente do Seridó, preparando todos para a plenária com o governador. 








Um pouco da história de luta no Orçamento Democrático para construção da Barragem de Cacimbinha e de uma escola estadual em São Vicente do Seridó.



  




Fotos reprodução WhatsApp
Atualizado em 23/04/2017 às 12h48

Veja mais notícias no www.saovicenteagora.com.br curta o Facebook AQUI siga o Twitter AQUI o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias do dia. 
Você também pode falar com a redação através do WhatsApp (83) 9 9347 4768

    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário