quarta-feira, 2 de março de 2016

São Vicente do Seridó realiza Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti

 
Assessoria de comunicação (ASCOM)


O município de São Vicente do Seridó - PB realizou nesta quarta feira 02, pela manhã, o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. 

A mobilização foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, que também recebeu apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A concentração aconteceu em frente a Secretaria Municipal de Saúde e, de lá, percorreu várias ruas da cidade. Alunos, professores, diretores de escolas, agentes de endemias, agentes comunitários e profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) também participaram da caminhada.

Curta o Facebook AQUI ou siga o Twitter AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias da região.

Vários grupos foram formados e se dividiram pela cidade, percorrendo a feira livre, visitando residências da zona urbana e entregando panfletos que explicavam como a população pode se prevenir contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as maneiras de evitar que ele chegue a nascer.

Participaram da mobilização a prefeita Graciete Dantas; o secretário municipal de Saúde, Dr. Airton; o secretário municipal de educação, Sérgio Lopes; e o secretário municipal de assistência social, João de Deus Alcântara.

Doença

O dengue é uma doença febril aguda, cujo agente etiológico é um vírus do gênero Flavivírus. São conhecidos atualmente quatro sorotipos Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4.

Clinicamente, as manifestações variam de uma síndrome viral inespecífica e benigna até um quadro grave e fatal. A gravidade ocorre em 2 a 4% dos indivíduos infectados.

O mosquito Aedes aegypti é a principal espécie responsável pela transmissão não apenas da Dengue, mas também do Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre amarela Urbana.

Em São Vicente do Seridó já foram diagnosticados diversos casos dessas doenças e um caso de um bebê com microcefalia.











Nenhum comentário:

Postar um comentário