sexta-feira, 18 de março de 2016

Fenômeno provoca chuvas em 100 pontos da Paraíba; veja previsão para fim de semana

Aesa prevê mais chuvas
Portal Correio
Foto reprodução Portal Correio


Zonas de Convergência são sistemas meteorológicos que têm forte influência sobre o tempo e o clima e se caracterizam por ser uma interação entre eventos meteorológicos das latitudes médias e tropicais.

Uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está provocando chuvas em todas as regiões da Paraíba, desde essa quinta-feira (18). Até esta sexta, a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) monitorou chuvas em 100 pontos do estado e indica mais ocorrências para o fim de semana; veja abaixo.

Curta o Facebook AQUI  siga o Twitter AQUI  e o canal do You Tube AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as principais notícias da região

Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as chuvas atuais têm causas distintas das precipitações mais fortes de janeiro e fevereiro na Capital, que foram ocasionadas pelo fenômeno denominado vórtice ciclônico de altos níveis. “As chuvas atuais no Litoral se devem à Zona de Convergência Intertropical, comum nesta época do ano e indicativa do período chuvoso que está por vir”, afirmou.

Zonas de Convergência são sistemas meteorológicos que têm forte influência sobre o tempo e o clima e se caracterizam por ser uma interação entre eventos meteorológicos das latitudes médias e tropicais.

A ZCIT é considerada um dos mais importantes sistemas meteorológicos tropicais e caracteriza-se por ser uma banda de baixa pressão e convergência dos ventos alísios (ventos gerados pela rotação da terra e que chegam a ocupar um terço da superfície do planeta, soprando de nordeste no hemisfério norte e de sudeste no hemisfério sul) em baixos níveis, ou seja, próximo a superfície, ao longo da faixa equatorial. A observação do fenômeno também aponta como deve ser a chuva no setor norte do Nordeste do Brasil.

Até a madrugada desta sexta-feira (18), segundo a Aesa, o volume em João Pessoa foi de 35,4 milímetros, um número razoável, apesar da intensidade. Até a data, foram registradas 100 estações com chuva em toda a Paraíba, sendo a estação do município de Teixeira a que registrou a maior precipitação, com 79 mm. Outras estações com volume considerável foram Passagem (39 mm) e Maturéia (30,1 mm).

Para o fim de semana, a Aesa prevê nebulosidade variável com chuvas isoladas. Confira a variação de termômetro segundo a Agência:

Litoral – mínima de 25ºC e máxima de 30ºC.

Brejo – mínima de 21ºC e máxima de 28ºC

Agreste – mínima de 21ºC e máxima de 29ºC

Cariri/Curimataú – mínima de 22ºC e máxima de 34ºC

Sertão – mínima de 23ºC e máxima de 35ºC

Alto Sertão – mínima de 23ºC e máxima de 34ºC





Nenhum comentário:

Postar um comentário