sábado, 31 de outubro de 2015

Lei estadual diz que celular roubado deve ser bloqueado em até 24h; veja como fazer

Vítima deve registrar boletim de ocorrência 
Portal Correio
Foto: Marcos Santos/USP Imagens


É necessário que a vítima registre boletim de ocorrência na delegacia, com as informações do aparelho e da operadora.

Uma lei estadual sancionada pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), determina que o celular roubado deve ser bloqueado até 24 horas depois do crime, que deve ser registrado em boletim de ocorrência na delegacia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) pelo deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), autor do projeto, e consta na edição do dia 6 de outubro do Diário Oficial do Estadp. Veja aqui.

Segundo a lei, o bloqueio do aparelho deve ser feito por meio do Identidade Internacional do Equipamento Móvel (IMEI), que é um número de identificação global e único para cada telefone celular, o que vai impedir que o equipamento seja reutilizado depois de ter sido roubado. Porém, é necessário que a vítima registre boletim de ocorrência na delegacia, com as informações do aparelho e da operadora. Veja abaixo como localizar o IMEI do celular.

Curta a página do Facebook AQUI ou siga o Twitter AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as notícias

“Na hipótese de apreensão de aparelho celular, o policial civil deverá efetuar pesquisa no Registro Digital de Ocorrência pelo número do IMEI e, constatada a origem criminosa, providenciará a intimação da vítima para proceder ao reconhecimento pessoal ou fotográfico do autor do furto ou roubo”, explicou Tovar Correia Lima.

Como localizar o IMEI

O IMEI pode ser identificado por meio de várias formas simples; veja algumas a seguir:

1 - Digite *#06# no discador (como se você fosse fazer uma ligação). O aparelho retorna o IMEI no visor;

2 -  Na caixa do aparelho ou na nota fiscal. Se você guardou a caixa ou a nota fiscal do seu celular, poderá localiza-lo facilmente nas descrições impressas. O vendedor pode lhe orientar onde verifica-los quando você comprar um aparelho;

3 - Abaixo da bateria. O IMEI fica em um adesivo no aparelho, localizado abaixo da bateria. Basta remover a bateria para localizar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário