segunda-feira, 4 de maio de 2015

Soledade - PB: Guarda Municipal inicia capacitação

 
Soledade Notícias

Fotos reprodução Soledade Notícias



A guarda municipal de Soledade - PB iniciou nesta segunda-feira (04) uma capacitação técnica especializada visando melhorar a sua qualificação e segurança.

A capacitação para a guarda municipal será realizada até o dia 08 de maio. O evento acontece através de uma parceria entre a prefeitura municipal de Soledade, o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e a Polícia Militar da Paraíba.

A parte teórica está sendo ministrada no auditório do IPSOL e as atividades físicas inerentes a capacitação serão ministradas no ginásio do Clube Recreativo Benefícente e Cultural de Soledade. 

Sob a orientação e experiência do comandante Hilário Martins e do sub-comandante Valmir Bispo, a Guarda Municipal de Soledade que vem prestando um excelente serviço à população de nossa cidade, na conservação do patrimônio público, entra agora em um processo de capacitação que deverá em breve leva-la a devida adequação ao projeto de lei que garante a Guarda Municipal (GM) o poder de polícia.

Segundo o sub-comandante Valmir, a guarda municipal de Soledade terá que passar por várias capacitações ao longo dos próximos meses com o fim de se adequar a nova legislação. "essa é apenas uma das muitas capacitações que receberemos para se adequar a lei" , frisa Valmir.

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.022, que prevê poder de polícia às Guardas Municipais (GCM) na sexta-feira (8), regulamentando o parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal. A sansão foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” de segunda-feira (11). A Lei é oriunda do PLC (Projeto de Lei Complementar) 39/2014 , de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Curta a página do Facebook AQUI ou siga o Twitter AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as notícias. 

Com a aprovação da lei, as Guardas Municipais precisarão passar por adequações e poderão desempenhar novas funções, como o patrulhamento preventivo, a realização de prisões e o encaminhamento de suspeitos para as delegacias. Além disso, os guardas poderão utilizar armas de fogo que antes eram questionadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário