sábado, 21 de março de 2015

Internautas dizem ter visto tromba d'água na Orla de João Pessoa; Aesa explica

Thiago registrou imagem na praia de JP

Tromba d’água foi vista recentemente na Orla da Grande Recife (PE), quando vários internautas compartilharam imagens do fenômeno que chegou à praia e assustou banhistas, ao arrastar mesas e sombrinhas.

O que parece ter sido uma tromba d’água foi visto na Orla de João Pessoa, na manhã deste sábado (21). O fenômeno já foi identificado na Orla da Grande Recife, no dia 1º de março, e, na época, paraibanos do Litoral Sul teriam relatado mudanças bruscas no tempo durante o registro em Pernambuco. A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) deu explicações sobre o caso.

O odontólogo Fábio Gomes, no bairro do Bessa, disse no WhatsApp: “Tô vendo um mini tufão em alto mar”, ao descrever o fenômeno, "mas se desfez quando as nuvens vieram em direção à praia", acrescentou.

Curta a página do Facebook AQUI ou siga o Twitter AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as notícias.

O internauta Thiago Leal disse pelo Twitter: “O vórtice ou tromba d'água chegou a João Pessoa”. Ele falou que viu o fenômeno quando estava na praia de Tambaú e compartilhou uma foto no Instagram.

 Thiago registrou a imagem e compartilhou nas redes sociais
Thiago registrou a imagem e compartilhou nas redes sociais


Thiago finalizou afirmando que o registro da foto mostra o máximo que a tromba d’água conseguiu ser vista e que ela se desmanchou a medida que a chuva foi aumentando.

Morador do Bessa também fez o registro
Morador do Bessa também fez o registro


Uma tromba d’água foi vista recentemente na Orla da Grande Recife (PE), quando vários internautas compartilharam imagens do fenômeno que alcançou a praia e assustou banhistas, ao arrastar mesas e sombrinhas.

Naquela época, a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, explicou que o fenômeno ocorre quando “nuvens de tempestade” se formam sobre o oceano e, devido às temperaturas elevadas desta época do ano, há uma turbulência maior nos ventos.

“O fenômeno ocorre apenas sobre superfícies com água e perde força quando chega a terra firme”, disse a meteorologista no começo de março, acrescentando que a tromba d’água é “normal” e também ocorre na Paraíba, tendo força variável e podendo causar danos, principalmente a embarcações.






Portal Correio
Fotos reprodução Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário