quarta-feira, 25 de março de 2015

IBGE diz que PB possui 35 municípios integrados em arranjos populacionais


Segundo o IBGE, cidades possuem forte integração populacional.

Cerca de 83 mil pessoas se deslocam diariamente para estudar ou trabalhar.

A Paraíba possui 35 municípios integrados em arranjos populacionais - áreas em que a população se desloca de uma cidade a outra por motivo de trabalho e estudo. A conclusão foi divulgada nesta quarta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e também aponta que o estado possui 12 arranjos formados apenas por municípios paraibanos e mais um que inclui dois municípios da Paraíba e dois municípios de Pernambuco.

O IBGE mapeou os grandes agrupamentos de dois ou mais municípios com forte integração populacional, que ocorre em razão de migrações por causa do emprego ou educação. São os chamados arranjos populacionais.

Segundo o levantamento, baseado no Censo Demográfico 2010, cerca de 83 mil pessoas se deslocavam entre os municípios dos arranjos populacionais na Paraíba para estudar ou trabalhar. É a primeira vez que o instituto faz um cruzamento de dados do tipo. O grupo de municípios que registra a maior quantidade de deslocamento é o da grande João Pessoa, com masi de 57 mil pessoas em deslocamento frequentemente.

Curta a página do Facebook AQUI ou siga o Twitter AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as notícias.

O IBGE diz que o objetivo do estudo é fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas e estimular a parceria entre os municípios envolvidos. “A importância do estudo está em definir o quadro sintético da urbanização brasileira e as novas formas urbanas que surgiram no país", diz Monica O’Neil, pesquisadora da coordenação de geografia da Diretoria de Geociências do IBGE. "A gente percebeu, por exemplo, o papel estratégico de determinados centros."






G1 PB
Foto ilustrativa da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário