sábado, 14 de fevereiro de 2015

Seridó paraibano: Batata-doce de 15 kg vira peça de exposição em Secretaria de Cultura

Batata-doce pesa 15kg

Segundo dados da Emater-PB, o peso da batata-doce equivale a cerca de 25 unidades de um de tamanho normal, que pesa no máximo 600 gramas.

Uma batata-doce gigante pesando 15 quilos e 750 gramas foi encontrada no quintal de uma casa na cidade de Juazeirinho, no Seridó Oriental paraibano, a 212 km de João Pessoa. O ‘batatão’ foi colhido nessa quinta-feira (12) pelo operador de máquinas, Carlos de Edmundo, 50 anos. Devido o tamanho e peso, o legume foi parar na Secretaria de Cultura do município onde está exposto para visitação.

Carlos conta que as ramas da batata-doce foram plantadas há cerca de um ano, mas ninguém imaginava que ela pudesse crescer tanto, já que a plantação não recebe muitos cuidados. Ele plantou no quintal da casa onde mora com a família sem utilizar adubo ou outra substância.

No mesmo pé, além da batata de 15 kg outras três foram retiradas da rama pesando 3 kg cada uma. “Fiquei surpreso! quando comecei a arrancar o pé percebi o tamanho da batata. Daí fui retirando e encontrei mais três batatas grandes. O tamanho delas chamou atenção”, disse. As batatas menores foram consumidas pela família, mas a gigante foi levada para visitação.

Curta a página do Facebook AQUI ou siga o Twitter AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as notícias. 

“Eu levei para a casa dos meus pais e rapidamente a notícia se espalhou pela cidade. Muita gente sem acreditar foi até a residência conferir e tirar fotos ao lado da batata-doce. Tivemos a ideia, então, de levar para a exposição. Muita gente já foi até o local para registrar o momento”, comentou Carlos Eduardo, falando que o alimento é saboroso.

Segundo dados da Emater-PB, o peso da batata-doce equivale a cerca de 25 unidades de um de tamanho normal, que pesa no máximo 600 gramas. O setor de agronomia do órgão informou, ainda, que não há registro de outro legume com o mesmo peso ou equivalente na Paraíba. De acordo com o site Ranking Brasil, que homologa os recordes brasileiros, a maior batata-doce do país foi colhida na cidade de Saudades (SC), em 2011, e pesava pouco mais de 25 quilos e tinha 1,20m de diâmetro.


 Batata-doce vira atração

Batata-doce pesa 15kg

Pais de Carlos Eduardo com a batata










Portal Correio
Foto reprodução Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário