quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Curimataú e Seridó paraibano: Com a chegada da chuva começa o plantio na região

 

As chuvas ainda não são capazes de encher açudes e barreiros, mas garantem o plantio das culturas de subsistência.

Após as chuvas que caíram nos últimos dias no Curimataú e Seridó paraibano, os agricultores estão otimistas e já começam o plantio. Culturas de subsistência como feijão, milho e fava já estão sendo plantadas nas áreas onde as chuvas caíram com maior intensidade.

No sítio Canoa do Costa, zona rural de Cuité, o agricultor Manoel Pereira da Silva, 91 anos, trabalha os dois turnos para dar conta do serviço e aproveitar o máximo do período chuvoso. Pela manhã ele planta e a tarde já começa a limpar o feijão que dá seus primeiros sinais de vida e alimenta a esperança de um ano diferente dos últimos vividos pelos paraibanos.

Seu Manoel está otimista e para ele o ano será de fartura. “Tudo indica que a gente vai colher bem, porque tá bem molhado, a gente vai zelando e assim esperamos um ano com boa colheita e abundância. O tempo está mostrando que vêm mais chuvas”, comemorou.

Curta a página do Facebook AQUI ou siga o Twitter AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as notícias.

O agricultor lembra as experiências dos mais velhos, que este ano mostraram que teríamos um bom inverno. “Se no dia de Nossa Senhora da Luz fizer barra de chuva, mesmo que em dezembro e janeiro não faça, os antigos diziam que podia comprar garrote magro e soltar no pasto, que vai cair chuva. Esse ano Nossa Senhora da Luz veio com chuva, pela manhã fez uma barra bonita e a tarde trouxe chuva”, lembrou.

As chuvas ainda não são capazes de encher açudes e barreiros, mas garantem o plantio de sementes como o feijão, a fava e o milho. As previsões da Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) são de que a partir do mês de março o fenômeno alcance maior intensidade no Curimataú, Cariri e Sertão do Estado.






Blog do Flávio Fernandes
Fotos reprodução Blog do Flávio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário