
Choveu forte em várias cidades do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão do estado entre a noite dessa quarta (4) e a madrugada desta quinta-feira (5). De acordo com a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), as precipitações foram mais intensas em São Gonçalo (distrito do município de Sousa, Sertão do estado, a 438 de João Pessoa) e São José dos Cordeiros (Cariri, a 298 km da Capital).
“Em São José dos Cordeiros choveu 156.1 milímetros e em São Gonçalo choveu 108.9”, informou a meteorologista Marle Bandeira, ao Portal Correio. “A alta umidade e o calor verificados na região contribuíram para o favorecimento da ocorrência de chuvas”, completou Marle.
Curta a página do Facebook AQUI ou siga o Twitter AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as notícias.
Ainda segundo a Aesa, foram registradas chuvas em 56 das 269 estações monitoradas pela Agência. A previsão é de que mais chuvas isoladas ocorram durante a tarde e noite em cidades do Cariri, Sertão e Alto Sertão.
Chuva além do previsto
Em Patos (Sertão do estado, a 307 km de João Pessoa), choveu 90% da média prevista para todo o mês de fevereiro em apenas dois dias. Apesar disso, a situação dos açudes que abastecem a cidade continua preocupante. A barragem da Farinha está com apenas 4,4%, ou 1,1 milhão de metros cúbicos (m³), da capacidade total de 25,7 milhões de m³, de acordo com a última medição realizada pela Aesa. Já o açude do Jatobá, principal manancial de Patos, está com 20,6%, ou 3,6 milhões de m³ da capacidade total, que é de 17,5 milhões de m³.
Segundo a meteorologista Marle Bandeira, neste mês, a cidade de Patos "tem uma climatologia média de 130 mm, mas, em apenas dois dias, já atingiu 115 mm. Até o fim do mês, essa média de chuvas deve ser ultrapassada”, afirmou.
O período chuvoso na região do Sertão paraibano, segundo a meteorologista, ocorre entre os meses de fevereiro e maio. A previsão para a época é de que as chuvas caiam de maneiras isoladas e que a média possa ser ultrapassada em alguns municípios. Outras cidades, no entanto, podem sofrer com a falta das chuvas.
Muitas pessoas usaram as redes sociais para comemorar o registro de precipitações na região. “Muita chuva ontem na região de Patos e no Cariri paraibano, região de São José dos Cordeiros. Obrigado, meu Deus”, escreveu o internauta Ivaldo Donato, no microblog Twitter. “Graças a Deus, chuva na minha terrinha!”, publicou o usuário Pedro Azevedo.



Portal Correio
Foto reprodução Portal Correio
0 comentários:
Postar um comentário