sábado, 14 de fevereiro de 2015

Aesa prevê chuvas no Cariri e Sertão da Paraíba no domingo de Carnaval


Áreas de instabilidade podem gerar precipitações, segundo o órgão.

Também podem ocorrer chuvas isoladas no Brejo, Agreste e Litoral.

Uma mudança na circulação dos ventos está formando áreas de instabilidade que podem provocar chuvas durante este domingo (15) no Cariri e no Sertão da Paraíba, segundo informações divulgadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) na tarde desta sexta-feira (13). De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria do órgão, Alexandre Magno, um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) está atuando sobre o Nordeste e deve provocar chuvas no estado.

“O VCAN deverá induzir a ocorrência de chuva sobre a região Nordeste. Na Paraíba, este fenômeno deverá favorecer a chuva a partir do domingo, particularmente sobre Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú. Este sistema deve se estender até segunda-feira e depois enfraquece naturalmente. Também podem ocorrer precipitações no Brejo, Agreste e Litoral, só que de forma isolada e com menor intensidade”, disse Alexandre.

Curta a página do Facebook AQUI ou siga o Twitter AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as notícias. 

O presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, lembrou que a partir da segunda quinzena deste mês as chuvas costumam ser mais frequentes no semiárido paraibano. “Sabemos que o período entre os meses de fevereiro e maio é o mais chuvoso no Sertão e os equipamentos do Governo do Estado estão ligados 24 horas acompanhando as mudanças climáticas, as intensidades das chuvas e dos ventos. Também observamos diariamente os níveis dos açudes para gerenciar da melhor maneira a água que abastece a população”, informou.

A maior chuva registrada no Cariri este ano ocorreu entre os dias 4 e 5 deste mês na cidade de Taperoá: 138,5 milímetros. Segundo levantamento feito pela Aesa, esta também foi a maior pluviometria registrada em menos de 24 horas nos últimos 21 anos na cidade. A média histórica em fevereiro é de 83 milímetros, mas somente nos cinco primeiros dias do mês foram registrados 152,5 milímetros no município.

Apesar da previsão de chuvas para o domingo, no sábado (14) os índices de ultravioleta no Sertão deverão chegar a níveis extremos. A intensidade deve variar entre 13 e 14 numa escala que vai de 1 a 16. As temperaturas devem oscilar entre 22°C e 36°C, segundo a Aesa.









G1 PB
Foto ilustrativa da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário