domingo, 4 de janeiro de 2015

Seridó: Conheça a história e os municípios que integram a região


Seridó é uma região interestadual localizada no sertão nordestino do Brasil. Oriunda da antiga região da "Ribeira do Seridó". Abrange vários municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba, sendo oficialmente dividida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Seridó Ocidental potiguar, Seridó Oriental potiguar, Seridó Ocidental paraibano e Seridó Oriental paraibano.

No entanto, outros municípios costumam se identificar como "Seridó" ou seridoense, o que agrega um total de 54 municípios, sendo 28 potiguares e 26 paraibanos, o que levou a uma subclassificação realizada pelo Ministério da Integração Nacional. O Seridó potiguar ainda apresenta a melhor qualidade de vida do interior nordestino devido a histórica liderança política e econômica.

Curta a página do Facebook AQUI ou siga o Twitter AQUI do São Vicente Agora e fique atualizado com as notícias. 

Há divergências quanto à origem do topônimo Seridó, segundo o folclorista e historiador Luís da Câmara Cascudo, vem do linguajar dos tapuias transcrito como "ceri-toh" e que quer dizer "pouca folhagem e pouca sombra", em referência as características da região. No entanto, existe o fato de que os colonizadores eram cristãos-novos, descendentes de judeus, os termos "sarid" e "serid", seriam oriundos do hebraico, que significaria "sobrevivente" ou "o que escapou". Ou ainda "she'erit" no sentido de "refúgio Dele" ou "refúgio de Deus".

Divisão

A Ribeira do Seridó foi por muito tempo uma área de litígio entre a então província do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Diante da elevação à condição de vila, Príncipe (atual Caicó) e Acari passaram a reivindicar o território pelo Rio Grande do Norte.

A principal razão era o descontentamento por parte dessas vilas pela má utilização dos impostos do gado em seu território pela administração paraibana. Anexada seus territórios correspondentes por esta província por meio de lei sancionada pela Assembleia Provincial Potiguar em 1835, após abaixo-assinados remetidos pelos "juízes de paz, inspetores, guardas nacionais e proprietários", documento este enviado pelas câmaras das Vilas de Acari e Príncipe, onde se mostravam "contentes em pertencer à Província do Rio Grande do Norte". 

Lei que a Paraíba ratificou somente 19 anos depois, em 1854, por ocasião da implementação da Lei de Terras na Capitania e posteriormente no acordo territorial de 1920, que pôs um fim definitivo às disputas pela mencionada ribeira, configurando a divisão atual.

Rio Grande do Norte

Segundo classificação do IBGE, oficialmente integram a região do Seridó Ocidental potiguar sete municípios: Caicó, IpueiraJardim de PiranhasSão FernandoSão João do SabugiSerra Negra do Norte e Timbaúba dos BatistasSua população foi estimada em 2011 pelo IBGE em 98.128 habitantes e possui uma área total de 3.065,724 km²

A região do Seridó Oriental potiguar está dividida em dez municípios: AcariCruzetaCarnaúba dos DantasCurrais NovosEquadorJardim do SeridóOuro BrancoParelhasSantana do Seridó e São José do SeridóSua população foi estimada em 2006 pelo IBGE em 118.004 habitantes e possui uma área total de 3.777,267 km².

No entanto, social e historicamente, são ainda integrados ao Seridó os municípios de Bodó, Cerro Corá, Florânia, Jucurutu, Lagoa Nova, Santana do Matos, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz. 

Paraíba

Aregião do Seridó Ocidental paraibano está divida em seis municípios: Junco do SeridóSalgadinhoSanta LuziaSão José do Sabugi, São Mamede, e VárzeaSua população foi estimada em 2014 pelo IBGE em 40.618 habitantes e possui uma área total de 1.738,436 km²

O Seridó Oriental paraibano está dividido nove municípios: Baraúna, CubatiFrei MartinhoJuazeirinhoNova PalmeiraPedra LavradaPicuíSão Vicente do Seridó e TenórioSua população foi estimada em 2014 pelo IBGE em 77.582 habitantes e possui uma área total de 2.608,719 km²





São Vicente Agora com Blog de Nova Palmeira e Wikipédia
Foto reprodução Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário