terça-feira, 2 de dezembro de 2014

São Vicente do Seridó - PB: Sepultado nesta terça o patriarca da família Pedro de Alcântara; Um dos fundadores do município



Fotos: São Vicente Agora

São Vicente do Seridó - PB: Foi sepultado na manhã desta terça feira 02, Severino Pedro de Alcântara, de 99 anos, patriarca da família Pedro de Alcântara. Severino Pedro, como era conhecido, faleceu em casa na tarde da última segunda feira.

Filho de Maria José do Espírito Santo e Pedro Joaquim de Alcântara, descendente de português, Severino Pedro nasceu em 18 de agosto de 1915, teve 12 irmãos, sendo cinco mulheres e sete homens. Foi casado com dona Severina (falecida a 34 anos) e teve 8 filhos.

A família Pedro, como era conhecida no município, foi uma das responsáveis pela fundação de São Vicente do Seridó. Outro feito da família Pedro, do qual Severino Pedro foi pioneiro com seus irmãos, foi a divulgação do evangelho no local.

Conta a história que, devido a grande seca que atingiu a região na década de 30, os irmãos Pedro, já falecidos, eram constituídos por Manoel Pedro (ex-militar do exército), Martinho Pedro (ex-vereador por dois mandatos e que também chegou a concorrer na chapa de vice-prefeito), Antônio Pedro (grande mestre de obras), Luiz Pedro e Severino Pedro, agricultores que possuíam grande quantidade de terras no município, foram trabalhar na cidade de Lagoa Seca, no Brejo paraibano e, de lá, voltaram convertidos ao evangelho de Cristo, onde construíram umas das primeiras igrejas evangélicas da região e passaram a pregar as 'boas novas'.

Curta o Facebook do São Vicente Agora e fique atualizado com as notícias. Clique AQUI

Severino, o último da primeira geração da família Pedro, foi velado no templo da Igreja Assembleia de Deus, cuja construção teve sua ajuda e a de seus irmãos. Centenas de pessoas passaram pelo velório para lhe prestarem homenagem.

O Pastor Isaías Araújo, líder da Assembleia de Deus local, comandou o culto de corpo presente na manhã desta terça com a igreja completamente lotada de fies, parentes e amigos. Ele lamentou o fato de não ter sido decretado luto oficial pelo falecimento de um dos pioneiros na construção do município. A multidão apoiou as palavras do pastor.

- ”Se eu fosse prefeito hoje,teria decretado feriado em homenagem a este homem, pela história e pelo exemplo de vida que deixou pra cada cidadão deste município" - Disse pastor Isaias. 

Após a cerimônia religiosa, o cortejo seguiu pelas ruas até o cemitério da cidade acompanhado de uma multidão. 

O patriarca da família Pedro de Alcântara, Severino Pedro tinha 99 anos.
Foto reprodução redes sociais 








Severino Pedro foi sepultado no túmulo da esposa
Foto: Ediglei Cordeiro






Nenhum comentário:

Postar um comentário